PSICÓLOGO DO TRÂNSITO: Gangs no trânsito de São Paulo

1. Gang dos motoristas de ônibus.

Param longe da calçada dificultando a ultrapassagem. Não facilitam o fluxo. Param o trânsito para conversar com o motorista do ônibus que vem no sentido contrário. Gostam de deslocar o ônibus  em cima dos carros menores.

2. Gang dos taxistas.

Quando estão com passageiro dirigem devagar segurando o trânsito. Quando sem passageiro dirigem rápido. O motivo da lentidão é que o taxímetro vai somar o valor por km rodado mais o valor por tempo da viagem. Quanto mais tempo durar a corrida mais dinheiro vai desembolsar o passageiro.

3. Gang dos motociclistas.

Dirigem entre os automóveis em alta velocidade. Acostumados, dirigimos mais próximo às calçadas deixando um vão maior entre os automóveis para a passagem das motocicletas.

4. Gang dos motoristas de transportadores de valores.

São donos do pedaço. Param em fila dupla. No trânsito agridem os outros automóveis com seus brucutus.

5. Gang dos motoristas dos caminhões dos feirantes.

Sempre estão circulando apressados entre as 13h e 17h. Transportam passageiros na carroceria. Em geral dirigem mal.

6. Gang dos motoristas de betoneiras.

São toda poderosa com prazo para entrega. Sujam a área de descarga. Param em local proibido. Aparentemente são cautelosos mas na prática são agressivos.

7. Gang dos motoristas dos transporte de correspondência (correios).

Em frente aos postos dos correios param em fila dupla, em lugar proibido ou sobre a calçada. Quando fazem entrega a domicílio idem (é só um minutinho).

8. Gang dos ciclistas.

É a nova gang que está na cidade. Durante o dia transitam em avenidas, viadutos e túneis com grande movimento. Geralmente na contra mão e próximo às guias da calçada. Durante a noite transitam em grupos ocupando uma faixa de rolamento. Nos cruzamentos com semáforo seguram o trânsito até passar todo o grupo. São donos do trânsito. Por ser uma gang nova em São Paulo os motoristas não tem padrão para administra-los. Muito perigoso.

9. Gang dos pedestres.

Atravessam a rua onde bem entendem jogando-se entre os automóveis. Nas faixas são educados e aguardam o sinal verde (homenzinho verde).

10. Gang dos motoristas de automóvel particular.

Pela manhã dirigem com pressa. Das 10 até as 16h são os pais/mães que levam seus filhos para escola e vão ao supermercado, dirigem mal. Após as 17 horas dirigem apressados. Quando vão entrar na garagem da sua casa ficam com metade do carro em cima da calçada e a outra metade na rua.

11. Gang dos motoristas de vans escolares.

Param em fila dupla para descida ou subida de alunos com a justificativa de que estão preservando a segurança do estudante (é só um minutinho). Na frente das escolas promovem congestionamento.

12. Gang dos motoristas de caminhões catadores de lixo clandestino.

Trabalham após as 22 horas, param em fila dupla, sujando as ruas e transportam pessoas na carroceria. Muito perigoso. Não tem fiscalização.

13. Gang dos motoristas de ambulância.

Tem todo respeito dos outros motoristas. Alguns abusam quando estão só transitando de um lugar para outro sem paciente.

14. Gang dos motoristas de viaturas da polícia.

Tem todo respeito dos outros motoristas. Dirigem muito lentamente quando estão dando uma vistoria no local, atrapalhando o fluxo.

15. Gang dos motoristas entregadores de bebidas.

Param sempre em frente ao bar ou restaurante. Atrapalham o fluxo dos automóveis. Não sabem analisar qual é o melhor lugar para estacionar sem atrapalhar o trânsito. Ficam contando e recontando a carga.

Pretendo ilustrar esta postagem com fotos. Se você tiver uma foto favor enviar para meu e-mail que vou publicá-la nesta postagem. crscalderon@hotmail.com

About crscalderon

São Paulo - Brasil
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s