Acidente na obra do Fura-Fila

Foi o sobre peso de concreto de um dos lados que fez um trecho do Expresso Tiradentes, antigo Fura-Fila, na zona leste de São Paulo, cair em 31 de março deste ano. Esse foi o resultado do laudo concluído pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Notícia publicada domingo 29.06.08

Vou repitir postagem que fiz no dia 04.04.08

Acidente na obra do Fura-Fila
Todos nós já brincamos numa gangorra de parque infantil. Sabemos que ela cai ou abaixa para o lado mais pesado. No acidente ocorrido na noite de segunda-feira na obra do Fura-Fila a estrutura de concreto de 990 toneladas inclinou-se num EFEITO GANGORRA. Para voltar a posição de equilíbrio foi necessário colocar 40 toneladas de contrapeso. Conclui-se que onde foi colocado o contrapeso já deveria ter sido concretado 40 toneladas para manter-se o equilíbrio da estrutura. Logo houve um erro de cálculo. Erro de aproximadamente 4%. Quem é o responsável pela concretagem da ponte? Quem planejou a carga de concretagem diária? Será que somos incompetentes?

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São Paulo - Brasil
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